1. Tema gerador:
A formação dos Estados Unidos
2. Justificativa
No capitulo 5 do livro: “Saber e Fazer História” – Gilberto Cotrin, serão analisadas as causas do processo de independência das 13 colônias inglesas da América do Norte. E como em toda a História, o processo de independência das 13 colônias também ocorreu em função de conflitos de interesses, que fazem parte da experiência humana, será sugerido, aos alunos, a apresentação do conteúdo em forma de “Jornal Educativo”, sobre o contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo.
3. Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos uma visão crítica e abrangente sobre a incorporação das mídias e suas linguagens ao processo de ensino e aprendizagem.
4. Objetivos específicos - sequência de atividades
· Leitura e estudo do capítulo 5 do livro: “Saber e Fazer História” – Gilberto Cotrin;
· Discussão e socialização do tema gerador: “A formação dos Estados Unidos”;
· Refletir sobre os pontos fundamentais da Constituição dos Estados Unidos;
· Defender pontos de vista de maneira fundamentada;
· Respeitar os argumentos dos colegas em debates e discussões;
· Abordar conceitos básicos sobre a linguagem utilizada em debates na televisão;
· Apresentar noções básicas sobre os aspectos tecnológicos da produção de vídeo educativo;
· Abordar a presença da televisão no contexto sócio-educativo e a linguagem televisiva;
· Apresentar noções básicas de aspectos tecnológicos;
· Propor a produção do “Jornal Educativo”;
· Escolher parceiros e conteúdo(s) a apresentar;
· Marcar data para início da filmagem.
5. Avaliação
A avaliação será através de:
· Debates , que é um espaço importante para a troca de idéias e defesa de pontos de vista, muitas vezes conflitantes;
· Pesquisas, com apresentação das fontes, é um tipo de atividade que também favorece a oralidade;
· Produção do “Jornal Educativo”;
· Memorial (registro) do capítulo estudado, entregue para a professora;
· Exibição do filme a todos os alunos para apreciação.
6. Considerações finais
Espera-se através de estímulos e a mediação da professora a participação de todos os alunos dos 8º Anos "A" e "B", pois, o conteúdo será apresentado através de um dos meios de comunicação com grande familiarização. Então, será fundamental refletir sobre suas potencialidades como: “Será possível utilizar a televisão e o vídeo a favor do processo educativo?” “De que formas?”. Com certeza será um trabalho muito interessante, principalmente na produção do jornal, onde os alunos terão a oportunidade da escolha do conteúdo e apresentação do mesmo diante da câmera com criatividade e registro da aprendizagem adquirida.
O trabalho foi avaliado pela Coordenação Pedagógica, socialização com os alunos, professora regente e também Dinamizadora. Foi observado, durante e após a exibição para a sala, o comentário dos alunos que não quiseram participar, disseram "Estar arrependidos e pediram para realizar o trabalho". Em seus memoriais os alunos participantes disseram "Que gostaram muito". Foi considerado positivo o resultado e concluiram dizendo “Estar esperando a continuidade do mesmo, com outros conteúdos e mídias tecnológicas”. Durante a exibição para a sala, notamos que apreciaram muito vê-los como apresentadores de um "telejornal", mas também se divertiram com muitas gargalhadas ao ver o quadro "Erros de gravação", no final do vídeo.
Abaixo o endereço no yutube, do produto final do trabalho realizado.