segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Analise de recursos da web"

“Análise de recursos da web”

a) Título do site: WebEduc - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC

b) Endereço na Internet: http://www.webeduc.mec.gov.br

c) Quais conteúdos/recursos disponíveis no site que mais lhe chamou a atenção? Por quê?
R. O que mais chamou a atenção foi o material de pesquisa, objetos de aprendizagem e outros conteúdos educacionais de livre acesso.

Esses conteúdos/recursos apresentados:
* Podem ser incorporados à sala de aula? Estimulam a criatividade? Por quê?
* Algum deles proporciona interatividade ao usuário?

Os meios de comunicação estão cada dia mais presente na vida dos seres humanos. Nas escolas, eles se vêem cada vez mais necessários e presentes. A educação começa a utilizar os meios de comunicação e mídias como práticas pedagógicas para formar cidadãos que aprendam a viver no mundo e não pelo mundo. Nesse sentindo, acredito que são recursos que podem e “devem” ser usados à sala de aula, pois, são meios que se mostram aliados à prática educacional, uma vez que são ferramentas de construção de realidades baseadas em conteúdos de importância para os alunos, estimulando a criatividade, o interesse, a opinião pessoal e a consciência crítica.

d) Selecione um deles e fale como você o utilizaria com os seus alunos.
R. Selecionaria “Mídias na Educação” e trabalharia com os alunos o Ciclo Básico: Oficina de TV e Vídeo. Produziria vídeos educativos, uma vez que o próprio site oferece o download dos conteúdos. Poderia propor trabalhar em forma de oficina, através de:
• Blogs;
• Uso do software livre disponível no site;
• Participação em listas de discussão;
• Fóruns de discussões;
• E como produto final, produziria um vídeo educativo relacionado com o conteúdo estudado.

• É um trabalho gratificante, já desenvolvi um parecido a este, e notei que quando valorizamos e utilizamos os meios de comunicação e mídias em sala de aula, como ferramentas de construção de realidades baseadas em conteúdos de interesse dos alunos, de modo a estimular a criatividade, a participação, a opinião pessoal e a consciência crítica, damos a oportunidade de se expressarem como agentes coadjuvantes e fazedores da história e promovemos o papel do educador como estimulador da cultura midiática, ou seja, de uma cultura em que acredita-se que as mídias podem ajudar a promover as transformações socioculturais necessárias à mudança da realidade presente, na qual o ser humano deve vencer urgentemente qualquer traço de indiferença e se conectar com o meio em que vive.